segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Everything happens for a reason

"A vida vai ficando cada vez mais dura perto do topo"! Foi Nietzsche quem o disse e eu subscrevo. 
Tenho reparado, desde há alguns meses, que, nas várias etapas da vida, o que sonhamos ou desejamos pode, efectivamente, acontecer e tornar-se real. Já o referi em vários textos aqui no blog e é nisto que acredito. Mas, por outro lado, não posso deixar de acreditar que é precisamente na altura em que um sonho passa a realidade, na altura em que estamos a tocar aquilo que desejamos, que muitas vezes acontece algo que nos faz cair... Que nos faz cair em nós!
Será que queremos mesmo aquilo? Será que temos responsabilidade para o receber? Será que estamos à altura daquela tarefa? Será que não vamos falhar? Será que existe alguém que quer o nosso lugar? Será que sabemos o que está à nossa volta?
À medida que um pesadelo passa a sonho e que um sonho passa a realidade, deparamo-nos com uma responsabilidade maior entre mãos e, por vezes, conseguimos tornar esse sonho em pesadelo novamente... É como diz o povo: "quanto maior é a subida, maior é a queda..."
Nem sempre assim é, claro. Mas, de facto, existem alturas em que nos julgamos preparados para fazer/receber algo e, no fim, percebemos que não estamos... Tamanha teimosia a nossa!
Um dia alguém perguntou-me: "Porque é que quando tudo corre bem aparece sempre alguma coisa que nos tira a paz?". Eu não soube responder...Existem coisas para além do meu entendimento e esta é apenas uma delas. Mas uma coisa eu sei: por vezes acontecem coisas que nos magoam e nós só pensamos: "Porquê?!?". Contudo, a pergunta devia ser diferente: "O que é que eu posso aprender desta situação?". Mas o Homem é um ser casmurro por natureza e por vezes não tira partido do que de mau lhe acontece ao longo da vida. E aí tropeça, cai, volta a tropeçar, rasteja em vez de caminhar.. Mas nunca se levanta! Nunca transforma o mau em bom!
A vida é tão curta e, se não aprendermos com ela, então mais vale ficarmos fechados numa casa ou enfiarmos a cabeça na areia para não impedirmos os outros de caminharem até ao topo. Há sempre quem queira seguir em frente, quem lute pelos seus objectivos e esteja disposto a responsabilizar-se por eles. Esses sim, merecem chegar ao topo, ainda que caiam aqui e tropecem ali.

"Muitos são os obstinados que se empenham no caminho que escolheram, poucos os que se empenham no objetivo." Friedrich Nietzsche

Sem comentários:

Enviar um comentário